Documento sem título
 
       
 
 
(11) 4488-2068
(11) 99771-8613
 
 
Home
Khemeia
Qualidade
Destaques
Drogaria
Área Médica
Serviços
Orçamento Online
Contato
 
     
 
Qualidade de Vida
         
 
Notícia - 24/01/2024 - 6 alimentos que aumentam a energia e dão disposição 24/01/2024 - 6 alimentos que aumentam a energia e dão disposição

Quando você consome poucas fontes de nutrientes que dão energia e disposição, você pode enfrentar a sensação de cansaço constante.

Para evitar isso, aposte em alimentos que ajudam a ter vigor e vitalidade! De acordo com o nutricionista Davi Reis, qualquer refeição que possui calorias fornece energia, mas existem alimentos que se destacam. Abaixo, confira os 6 alimentos capazes de aumentar a energia.

1. Banana

A banana é uma ótima aliada para o aumento de energia no cotidiano, pois é fácil de transportar e faz parte da alimentação comum dos brasileiros. A fruta é uma fonte rica de carboidratos e fibras, que ajudam a manter os níveis de glicose no sangue estáveis. Por conter triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, a banana melhora o humor e promove uma sensação de bem-estar.

2. Abacate

O abacate, além da versatilidade, oferece diversos benefícios à saúde, visto que a fruta é uma excelente fonte de gordura saudável, que fornece energia de forma gradual ao organismo.

3. Açaí

O açaí, que é rico em gorduras insaturadas, antioxidantes e vitaminas do complexo B, também possui ação energética e oferece uma camada extra de proteção ao organismo.

4. Frutas secas

Damasco, uva-passa e tâmara fazem pouco volume e são ideais para carregar como snacks. Por serem alimentos com alto teor de frutose, proporcionam uma fonte de energia de absorção rápida, tornando-os excelentes opções de alimentos para usar como pré-treino e intratreino.

5. Batata-doce

Por serem ricos em carboidratos, os tubérculos, em geral, são excelentes fontes de energia, mas, dentre as variadas opções, é a batata-doce que mais se destaca, pois fornece energia de maneira gradual e oferece benefícios aos músculos devido à sua riqueza em potássio, fósforo e ferro.

6. Café

O café é uma fonte rica de cafeína, substância que atua como um bloqueador de receptores do cérebro responsáveis pela sensação de sonolência. “A tolerância de cafeína é individual e pessoas com deficiência de ferro não devem consumir café próximo às refeições, pois os taninos presentes nele diminuem a absorção de ferro presentes na comida”, alertou o nutricionista.

Como esses alimentos impactam os níveis de energia?

Segundo Davi Reis, os carboidratos fornecem energia de ação mais rápida, embora sua duração seja breve. Por outro lado, as gorduras proporcionam uma energia de ação lenta, com uma duração prolongada. Para manter uma energia constante no dia a dia, todos os grupos alimentares devem ser ingeridos.

“Nosso sistema de geração de energia não é estritamente rápido ou lento, o que determina a prioridade de utilização de energia é a intensidade da atividade. Isso significa que, desde o repouso durante o sono até um treino intenso, o corpo consome energia de acordo com a atividade imposta em questão”, salientou.

Quem pode consumir estes alimentos?

Cada um dos alimentos citados proporciona uma dieta variada e rica em nutrientes, tornando-os adequados para qualquer grupo de pessoas que busca aumentar a disposição e a energia durante a rotina. No entanto, é importante ter em mente que o consumo excessivo pode trazer alguns malefícios e que é essencial ter precaução, especialmente no caso de pessoas com diabetes, em relação ao exagero no consumo de carboidratos.

Outros meios de aumentar a energia e a disposição

Além de manter uma dieta equilibrada e saudável, incluir atividades físicas à rotina é importante para melhorar os níveis de energia. O nutricionista Davi Reis também frisa que dormir bem é fundamental para que possamos nos sentir mais dispostos no dia a dia.

“Fazer a higiene do sono, sem uso de celulares e tablets e procurar dormir sempre no mesmo horário, são medidas que deveriam ser tomadas para quem procura render melhor no dia seguinte”.



Fonte: Minha Vida

 
Leia também

25/04/2024 - 7 problemas de saúde que podem dificultar perder peso
Você pratica atividade física regularmente...

25/04/2024 - Tapioca: 6 motivos para incluir na sua alimentação
Prática, rápida, versátil e pouco calórica...

10/04/2024 - Alimentos para melhorar a performance no treino: conheça 13 deles!
Quem tem o hábito de treinar sabe...

 
 
Documento sem título
 
 
Razão Social: MEPOV FARMACEUTICA LTDA
Nome Fantasia: KHEMEIA
CNPJ: 02.166.240/0001-96
Autorização de Funcionamento (AFE) nº 0.06998.8
Autorização Especial (AE) nº 1.34606.0
 

Matriz: Rua Alcântara Machado, nº 28 - Centro - Francisco Morato / SP
Atendimento: (11) 4488-2068 | WhatsApp: (11) 99771-8613
Farmacêutico Responsável: Dr Wilson Marques Martins - CRF: 81485

Filial: Ruas dos Cravos, 10/20 - Belem Capela - Francisco Morato / SP
Atendimento: (11) 4608-0555 | WhatsApp: (11) 97571-6451
Farmacêutico Responsável: Dra Jorge Luis de Brito Filho - CRF: 36456

Funcionamento: Seg à Sex: das 08h30 às 18h | Sáb: das 08h30 às 12h30

 
Copyright © 2011 - Todos os direitos reservados
Produzido por
FrameSet