Documento sem título
 
       
 
 
(11) 4488-2068
(11) 99771-8613
 
 
Home
Khemeia
Qualidade
Destaques
Drogaria
Área Médica
Serviços
Orçamento Online
Contato
 
     
 
Qualidade de Vida
         
 
Notícia - 09/01/2024 - Intoxicação alimentar: dicas para evitar o problema neste verão 09/01/2024 - Intoxicação alimentar: dicas para evitar o problema neste verão

O verão é, sem dúvidas, a estação mais quente do ano. O período de altas temperaturas é também aquele reservado por muitas pessoas para viajar e aproveitar o merecido descanso.

E, se é descanso, quer dizer que a ausência de rotina e preocupações pode impactar na  alimentação. Por isso, que a temporada exige tanto cuidado e atenção com a famosa intoxicação alimentar. Também conhecida como gastroenterite, a doença precisa de mais atenção nas férias devido ao calor excessivo.

O período contribui para a proliferação de bactérias e fungos, que aceleram a decomposição dos alimentos, principalmente os que são armazenados inadequadamente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 600 milhões de pessoas são intoxicadas no mundo todos os anos.

A doença é uma condição de saúde e uma resposta do corpo após o consumo de alimentos ou água contaminados por microrganismos ou toxinas que causam a intoxicação, provocada por bactérias, fungos ou vírus. A bactéria mais comum é a salmonela, presente em carnes e ovos mal cozidos.

Essa contaminação pode ocorrer durante o preparo ou armazenamento dos alimentos. Carnes cruas ou mal passadas, assim como ovos mal cozidos, leite in natura e vegetais não higienizados, que podem levar ao quadro.

É possível evitar uma intoxicação comendo fora?

Náuseas, vômito, diarreia, dor abdominal leve e mal-estar são sintomas da intoxicação alimentar. Quem acaba comendo fora em algum momento do dia ou até mesmo participando de happy hour pode se perguntar se é possível evitar uma intoxicação alimentar nesses casos. E com algumas dicas simples, é possível sim:

- Conheça bem a origem do alimento que será consumido;

- Evite alimentar-se em locais com higiene duvidosa;

- Tenha atenção redobrada com bufês: verifique se os alimentos estão quentes ou refrigerados adequadamente;

- Lave sempre as mãos antes de se alimentar e manipular alimentos.

Evite o problema nas férias com essas dicas

É possível curtir o verão e as férias sem sofrer de intoxicação alimentar com comidas ou bebidas. Para isso, algumas recomendações são feitas. "Vários alimentos podem estar contaminados, mas o que a gente precisa ter mais cuidado é com o consumo de carnes cruas ou mal passadas.

A higienização de verduras e hortaliças também deve ser observada. Verificar se a embalagem está ou não em boas condições é outra forma de evitar problemas.

Algumas dicas são: evitar comer ovos crus, maioneses caseiras, observar a procedência da água que vai na preparação de sucos ou drinks, porque muitos casos de intoxicação ocorrem por conta da água de algumas cidades e até mesmo de alguns países que se viaja", detalha a nutricionista Lilian Vieira, da plataforma Science Play.

Além disso, uma das recomendações é de que se evite comer na praia. Raspadinhas, milho cozido, queijo coalho, podem parecer apetitosos, mas ninguém sabe a procedência. Esses alimentos ficam expostos por horas as altas temperaturas e o risco de virose e até mesmo intoxicação alimentar aumentam muito. Caso vá à praia, leve sanduíches e frutas bem embalados, de preferência em uma bolsa térmica para mantê-los frescos.

Estou com intoxicação alimentar: e agora?

Para a nutricionista, o mais importante para quem já está com intoxicação alimentar é que seja feita uma dieta branda que não estimule o intestino, para que a desidratação não seja agravada. "Além do repouso, é recomendada a ingestão de muitos líquidos, como a água, água de coco e adoção de uma alimentação leve, equilibrada e pobre em gorduras. É recomendado que o paciente procure ajuda médica em casos mais graves ou que ultrapassem o prazo de 15 dias", finaliza a especialista.



Fonte: Terra

 
Leia também

25/04/2024 - 7 problemas de saúde que podem dificultar perder peso
Você pratica atividade física regularmente...

25/04/2024 - Tapioca: 6 motivos para incluir na sua alimentação
Prática, rápida, versátil e pouco calórica...

10/04/2024 - Alimentos para melhorar a performance no treino: conheça 13 deles!
Quem tem o hábito de treinar sabe...

 
 
Documento sem título
 
 
Razão Social: MEPOV FARMACEUTICA LTDA
Nome Fantasia: KHEMEIA
CNPJ: 02.166.240/0001-96
Autorização de Funcionamento (AFE) nº 0.06998.8
Autorização Especial (AE) nº 1.34606.0
 

Matriz: Rua Alcântara Machado, nº 28 - Centro - Francisco Morato / SP
Atendimento: (11) 4488-2068 | WhatsApp: (11) 99771-8613
Farmacêutico Responsável: Dr Wilson Marques Martins - CRF: 81485

Filial: Ruas dos Cravos, 10/20 - Belem Capela - Francisco Morato / SP
Atendimento: (11) 4608-0555 | WhatsApp: (11) 97571-6451
Farmacêutico Responsável: Dra Jorge Luis de Brito Filho - CRF: 36456

Funcionamento: Seg à Sex: das 08h30 às 18h | Sáb: das 08h30 às 12h30

 
Copyright © 2011 - Todos os direitos reservados
Produzido por
FrameSet