Documento sem título
 
       
 
 
(11) 4488-2068
(11) 99771-8613
 
 
Home
Khemeia
Qualidade
Destaques
Drogaria
Área Médica
Serviços
Orçamento Online
Contato
 
     
 
Qualidade de Vida
         
 
Notícia - 09/01/2024 - 5 dicas para exercícios durante as férias 09/01/2024 - 5 dicas para exercícios durante as férias

Se há um problema comum entre as pessoas que as dificulta fazer exercícios físicos, é a falta de tempo.

Pesquisadores hoje argumentam que, na verdade, essa pode ser uma percepção de falta de tempo e não uma barreira real, pois especialmente nas sociedades desenvolvidas, temos mais tempo disponível em nosso dia, sendo o principal fator o exercício não sendo interessante e agradável o suficiente e por isso falamos que não temos tempo para ele.

5 dicas apoiadas por evidências científicas

Faça algo que goste

Quase 24 anos atrás, um especialista sobre atividade física já alertava que nossas preferências e características pessoais influenciam tudo o que gostamos na vida, mas isso não é levado em conta muitas vezes quando planejamos um treino, disse Stuart Biddle em uma entrevista para o The Guardian.

Corra, caminhe, levante pesos, dance, se alongue, nade, faça o que quiser, desde que haja movimento corporal autônomo e constante, no seu tempo de lazer. É saúde física e mental.

Exercício verde

Sair da rotina pode gerar variações no humor. Considere o exercício como um regulador natural do seu humor. É uma forma econômica de promover o bem-estar emocional. Especialmente se for em ambientes naturais. Um estudo mostrou que caminhar 30 minutos na natureza aumentou significativamente o afeto positivo, resultado que não aconteceu na caminhada em ambiente urbano.

A ciência tem cada vez mais investigado o “green exercise”, ou seja, o exercício em contato com a natureza. Saia um pouco da cidade e busque praias, trilhas, parques e florestas para se conectar com a natureza. Se for com alguém, melhor ainda.

Convide amigos ou família

Confraternizações são momentos socializáveis. São oportunidades para atividades diferentes em grupo. Que tal propor uma caminhada com amigos ou um jogo esportivo em família? O suporte social para exercícios é uma forma efetiva de fazer mais movimento.

Diego Zanotto, profissional de Educação Física especializado no público feminino, afirma que “nesse período do ano, uma das formas que tenho utilizado para manter parte das minhas alunas motivadas, ativas e com boa regularidade nos treinos é a criação de grupos de desafio, em que sugiro protocolos de treinamento, crio cartilhas de comportamento durante o período e estímulo a socialização e apoio mútuo entre elas”.

Se você faz academia, uma dica é criar um grupo com seus amigos no app “GymRats” e postar seus treinos. É uma espécie de rede social da musculação, com interação e ranking de frequência na academia. Eu testei com um grupo de amigos e deu certo!

Treine em casa

De férias com mais tempo livre e a liberdade pode chegar também nos treinos em casa. Várias modalidades são possíveis, desde musculação e calistenia, alongamentos, Yoga e Pilates e até CrossFit. Aproveite até a Netflix para isso! O ponto forte de treinar em casa é a autonomia. Somos protagonistas escolhendo período do dia, horário, intensidade e duração.

O que pode jogar contra é a possibilidade de procrastinação, que é um atraso intencional do início. O exercício pode ser particularmente suscetível à procrastinação, pois muitas pessoas o consideram aversivo, o que é uma característica preditiva da procrastinação.

A aversividade inicial nos treinos pode contribuir para a procrastinação do exercício. Uma sugestão é fazer um aquecimento moderado visando responder melhor afetivamente e depois ir para a parte principal do treino.

O prazer no exercício foi inversamente relacionado a procrastinação em um estudo com o título: "Amanhã eu treino". Então não se esqueça da primeira dica: busque algo prazeroso.

Estabeleça Metas

Metas desafiadoras, mas flexíveis podem ajudar no processo. Nos últimos anos tenho observado que muitas pessoas criam metas muito distais em relação ao exercício, especialmente na virada de ano, como fazer 200 ou 250 treinos no ano, o que daria em torno de 4 ou 5 treinos por semana.

Estabelecer uma meta que será batida somente no fim do ano, ou seja, muito distante, pode não favorecer nossa prática diária, pois demoraríamos muito tempo, isso se conseguíssemos bater a meta. Caso contrário, o não cumprimento da meta pode gerar culpa ou frustração, aspectos que não ajudam na motivação.

Minha sugestão é estabelecer metas de curto prazo, para que ao cumprir nos sentirmos competentes e de repente até aumentá-la. Nesse caso, pode ser melhor adotar metas semanais ou mensais, ou ainda pelo tempo: a recomendação da OMS é acumular pelo menos 2 horas e meia de atividade física por semana.

Busque algo que goste, em ambiente agradável, com metas de curto prazo e convide alguém para ir com você!



Fonte: Tecmundo

 
Leia também

25/04/2024 - 7 problemas de saúde que podem dificultar perder peso
Você pratica atividade física regularmente...

25/04/2024 - Tapioca: 6 motivos para incluir na sua alimentação
Prática, rápida, versátil e pouco calórica...

10/04/2024 - Alimentos para melhorar a performance no treino: conheça 13 deles!
Quem tem o hábito de treinar sabe...

 
 
Documento sem título
 
 
Razão Social: MEPOV FARMACEUTICA LTDA
Nome Fantasia: KHEMEIA
CNPJ: 02.166.240/0001-96
Autorização de Funcionamento (AFE) nº 0.06998.8
Autorização Especial (AE) nº 1.34606.0
 

Matriz: Rua Alcântara Machado, nº 28 - Centro - Francisco Morato / SP
Atendimento: (11) 4488-2068 | WhatsApp: (11) 99771-8613
Farmacêutico Responsável: Dr Wilson Marques Martins - CRF: 81485

Filial: Ruas dos Cravos, 10/20 - Belem Capela - Francisco Morato / SP
Atendimento: (11) 4608-0555 | WhatsApp: (11) 97571-6451
Farmacêutico Responsável: Dra Jorge Luis de Brito Filho - CRF: 36456

Funcionamento: Seg à Sex: das 08h30 às 18h | Sáb: das 08h30 às 12h30

 
Copyright © 2011 - Todos os direitos reservados
Produzido por
FrameSet