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Notícia - 17/05/2024 - Conheça 10 alimentos bons para a memória e para o cérebro 17/05/2024 - Conheça 10 alimentos bons para a memória e para o cérebro

A alimentação saudável vai além dos benefícios para a saúde física e contribui também para a saúde do cérebro. Por isso, a ciência estuda os impactos dos alimentos para memória.

Função importante do cérebro humano, responsável por atuar no processo de aprendizagem, armazenar informações e contribuir para a capacidade intelectual, a memória pode sofrer alterações com o passar dos anos.

Além disso, algumas doenças como o Alzheimer podem afetar funções cerebrais como a memória.

Segundo artigo publicado pela revista Ciencia Latina, uma alimentação rica em minerais e vitaminas é um dos caminhos para garantir o bom funcionamento do cérebro.

Nesse contexto, a alimentação pode atuar na prevenção de doenças neurodegenerativas e na preservação do sistema cerebral durante o envelhecimento.

Veja 10 alimentos bons para memória

A memória é um processo de processamento e armazenamento de informações realizado pelo cérebro ao longo da vida.

Uma alimentação saudável pode contribuir para a qualidade de vida e prevenção de doenças, incluindo problemas neurodegenerativos como os de demência.

Isso porque existem algumas substâncias presentes nos alimentos que podem contribuir para a saúde do cérebro, auxiliando no desempenho cognitivo, na memória e no aprendizado.

1) Abacate

Existem diferentes benefícios do abacate para a saúde, incluindo uma melhora na memória devido a presença de luteína na composição da fruta.

Segundo o estudo publicado pela revista Ciencia Latina, citado anteriormente, a luteína é um carotenóide com propriedades antioxidantes e antiinflamatórias, e não é a única substância do abacate que contribui para o desempenho cognitivo.

O selênio, por exemplo, é um mineral presente na fruta que ajuda na memória e em outras funções cognitivas do sistema nervoso. A composição do abacate também é rica em vitaminas benéficas para o cérebro, como a vitamina B12.

2) Verduras de folhas escuras

As verduras de folhas escuras, como couve, espinafre e brócolis estão entre os principais alimentos para memória por serem fontes de vitamina B9, conhecida também como ácido fólico.

Em artigo publicado no The Journal of Nutrition, Health & Aging, a vitamina B9 contribui para a preservação do cérebro durante o desenvolvimento e para a preservação da memória durante o envelhecimento.

Segundo estudo publicado na revista Ciência Latina, existem algumas doenças que impactam a capacidade de memorização do cérebro, como:

- amnésia;
- demência;
- Alzheimer.

De acordo com dados do relatório “Global status report on the public health response to dementia”, divulgado pela OMS (Organização Mundial de Saúde), a previsão é que os casos de demência cheguem a 139 milhões até 2050 a nível global.

Hoje, segundo o estudo, a estimativa é de que mais de 55 milhões de pessoas convivam com a doença no mundo.

A pesquisa divulgada pela revista Ciencia Latina também relata a função do ácido fólico na saúde do cérebro, destacando seu benefício na prevenção de quadros de demência.

O estudo cita outros alimentos que contam com a vitamina B9, como o feijão preto, fígado bovino e quiabo.

3) Peixes

Por conter ômega-3, uma gordura do tipo poliinsaturada, os peixes também aparecem entre os alimentos que ajudam a melhorar a memória.

Além disso, um estudo publicado pelo no The Journal of Nutrition, Health & Aging relacionou o consumo da substância à prevenção de doenças como a demência, o Alzheimer e a depressão.

Essa relação é justificada pela presença dos ácidos graxos poliinsaturados, que auxilia na produção de neurotransmissores e tem função antiinflamatória – fator que contribui também para a regeneração das células do cérebro.

4) Nozes

Segundo artigo do Nutrition Reviews, da Oxford Academic, os triglicerídeos de cadeia média, presentes nas nozes, podem ser utilizados como fonte de energia para o cérebro.

Estudos realizados com um grupo de pessoas por 24 semanas comprovou uma melhora na memória dos participantes que tomaram suplemento desse tipo de triglicerídeos.

As nozes, assim como a castanha de caju, também é fonte de vitamina B9, ômega 3 e vitamina E, substâncias que também podem auxiliar na melhora cognitiva do cérebro.

5) Azeite de oliva

Os flavonoides podem reduzir a taxa de perda de memória e são componentes presentes no azeite de oliva, bem como em frutas, vinho e vegetais.

Isso foi o que revelou um estudo publicado pela revista Neurology. A análise chegou a esse resultado após acompanhar um grupo de pessoas na faixa etária dos 81 anos por sete anos.

O azeite também tem oleocantal e gorduras monoinsaturadas na sua composição, fatores que auxiliam na saúde do cérebro e tornam esse um dos principais alimentos para memória.

6) Chá verde

Outra substância destacada pelo estudo da Oxford Academic é o EGCG, a epigalocatequina galato. Com princípio antioxidante, esse elemento auxilia no desempenho cognitivo e é encontrado no chá verde.

Esse efeito está relacionado a sua propriedade de ligação ao receptor colinérgico, proteína integral de membrana responsável por gerar uma resposta à acetilcolina.

A acetilcolina, por sua vez, é um neurotransmissor que atua nas funções de aprendizagem e memória do cérebro humano.

Além do EGCG, o chá verde contém cafeína e L-teanina, substâncias que contribuem para a proteção do hipocampo e, por isso, auxiliam também nos processos de aprendizado e memorização.

7) Mirtilo

O artigo publicado pelo Nutrition Reviews elenca outros alimentos para memória e, dentre eles, cita os benefícios do mirtilo para o cérebro.

Segundo o estudo, a fruta é fonte de substâncias como flavonoides e antocianidinas, ambas benéficas para o processo de memorização.

Essa constatação foi testada em uma pesquisa realizada com ratos. Os resultados indicaram que o envelhecimento cerebral dos animais pode ser retardado pelo consumo do mirtilo.

Outro teste com ratos indicou uma melhora no desempenho da memória e do aprendizado espacial em animais jovens que consumiram a fruta.

8) Curcuma

A curcuma, conhecida também como açafrão, está entre os alimentos para memória com diferentes benefícios cognitivos, de acordo com artigo publicado pelo The American Journal of Geriatric Psychiatry.

O artigo apresenta os resultados de um estudo realizado por 18 meses, que descobriu efeitos antiinflamatórios do tempero, além de benefícios para a memória e atenção.

De acordo com as análises aplicadas antes e depois dos testes, essa atuação positiva da curcuma está associada a uma redução no acúmulo de placas e emaranhados em regiões do cérebro que regulam a memória e o humor.

9) Chocolate amargo

Estudo publicado pela Frontiers in Nutrition mostrou diferentes benefícios proporcionados pelos flavonoides presentes no cacau e em alimentos à base da fruta, como o chocolate, incluindo a neuroproteção e modulação cognitiva.

O cacau está entre os alimentos que ajudam na concentração e memória, pois atua de forma benéfica para o desempenho cognitivo de maneira geral, contribuindo para a atenção e para a agilidade no processamento de informações, segundo a análise.

Nesse contexto, os chocolates com maior índice de cacau tendem a ser mais benéficos para a saúde do corpo e da mente. O meio amargo e o amargo podem conter até 70% de concentração na composição, por exemplo.

10) Café

O café é um dos alimentos citados pelo artigo publicado na revista Ciencia Latina como benéficos para a saúde do cérebro.

Segundo o estudo, o café apresenta diferentes substâncias que contribuem para a memória em sua composição. Entre elas, bioativos como ácido clorogênico, os alcalóides e polifenóis.

Todos esses bioativos apresentam ação neuroprotetora, por isso, conforme descrito no artigo, estão relacionados à prevenção de doenças neurodegenerativas, como demência, Alzheimer e Parkinson.



Fonte: CNN

 
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