Documento sem título
 
       
 
 
(11) 4488-2068
(11) 99771-8613
 
 
Home
Khemeia
Qualidade
Destaques
Drogaria
Área Médica
Serviços
Orçamento Online
Contato
 
     
 
Qualidade de Vida
         
 
Notícia - 09/05/2024 - Tâmara: fruta com incríveis benefícios 09/05/2024 - Tâmara: fruta com incríveis benefícios

A tâmara é uma fruta que cresce na tamareira, uma palmeira cultivada há milênios. Sua origem é desconhecida, mas acredita-se que ela tenha surgido no norte da África ou sudoeste da Ásia.

A tamareira possui uma alta diversidade de textura, forma, cor e composição química, dependendo do genótipo, ambiente, estação do ano e práticas de cultivo.

Acredita-se que existam em torno de 200 variedades de tipos de tâmaras com formatos e sabores diferentes, porém, todas são iguais em nutrição. A mais famosa é a medjoul, conhecida por seu sabor adocicado.

A maioria das tâmaras comercializadas em países ocidentais passam por um processo de desidratação, o que ajuda a aumentar o seu teor calórico. Porém, ela ainda possui diversos benefícios à saúde.

Além de ser apreciada na cozinha por seu delicioso sabor, a tâmara pode ser consumida como uma fruta substituta natural do caramelo. Confira por que é uma boa ideia adicionar essa fruta ao seu cardápio.

Quais são os benefícios da tâmara?

Uma revisão de estudos, publicada na revista International Journal of Food and Nutritional Sciences, concluiu que a tâmara é uma fruta com benefícios nutricionais, de saúde e socioeconômicos.

A revisão concluiu que ela contém ótimas quantidades de carotenoides, flavonoides, antocianinas, fenólicos, esterois e procianidinas, compostos conhecidos por possuir múltiplos efeitos benéficos, ajudando a prevenir doenças cardiovasculares, imunológicas, neurodegenerativas, dentre outros problemas de saúde.

Estes compostos ajudam a eliminar radicais livres e fortalecer o sistema imunológico. Ainda possuem ação antioxidante, antimutagênica, antimicrobiana, anti-inflamatória, gastroprotetora, hepatoprotetora, nefroprotetora, anticâncer, antiulcerante e imunoestimulantes.

Fonte de nutrientes

A tâmara contém ótimas quantidades de nutrientes. Apesar das tâmaras secas serem mais calóricas do que as tâmaras frescas, contendo um perfil semelhante ao de passas e figos secos, elas contêm algumas vitaminas e minerais importantes, como potássio, magnésio, zinco, vitaminas do complexo B e antioxidantes, além de uma quantidade significativa de fibras.

O potássio e magnésio, por exemplo, são minerais essenciais para a contração muscular, e por isso a fruta promove o desenvolvimento muscular quando seu consumo está associado à prática de atividades físicas.

Uma porção de 100 gramas de tâmaras secas fornece os seguintes nutrientes:

- Calorias: 277 kcal;

- Carboidratos: 75 gramas;

- Fibra: 7 gramas;

- Proteína: 2 gramas;

- Potássio: 20% da Ingestão Diária Recomendada (IDR);

- Magnésio : 14% da IDR;

- Cobre: 18% da IDR;

- Manganês: 15% da IDR;

- Ferro: 5% da IDR;

- Vitamina B6: 12% da IDR.

A maior parte das calorias da fruta derivam da quantidade de carboidratos presentes em sua composição.

Fonte de fibras

A presença significativa de fibra em cada porção de 100 gramas de tâmara torna-a uma escolha vantajosa como fonte de fibras para promover o bom funcionamento do intestino. O consumo de fibras ajuda a melhorar a saúde digestiva, impedindo a constipação e promovendo movimentos intestinais regulares, o que contribui para a formação de fezes.

Em um estudo, 21 pessoas que consumiram sete tâmaras por dia durante 21 dias experimentaram melhorias nas fezes e tiveram um aumento significativo nos movimentos intestinais em comparação ao período em que não comeram as tâmaras.

Além disso, a fibra presente nas tâmaras pode ser benéfica para o controle do açúcar no sangue, pois retarda a digestão e ajuda a evitar que os níveis de açúcar no sangue subam muito rapidamente depois de comer.

Por isso, ela também pode ser usada para substituir o açúcar refinado, sendo uma alternativa natural e mais saudável.

Fonte de antioxidantes

A tâmara também é rica em antioxidantes, que ajudam a proteger as células dos radicais livres, moléculas instáveis que podem causar reações prejudiciais em seu corpo e levar a doenças.

Em comparação com tipos semelhantes de fruta, como figos e ameixas secas, as tâmaras secas têm maior quantidade de antioxidantes.

Faz bem para o cérebro

Estudos laboratoriais concluíram que o consumo de tâmara é bom para reduzir marcadores inflamatórios, como a interleucina 6 (IL-6), no cérebro. Altos níveis de IL-6 estão associados a um maior risco de doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer.

Além disso, estudos em animais mostraram que o consumo de tâmara é bom para reduzir a atividade das proteínas beta-amiloides, que podem formar placas prejudiciais no cérebro.

Quando as placas se acumulam no cérebro, elas podem perturbar a comunicação entre as células cerebrais, o que pode levar à morte de neurônios e à doença de Alzheimer.

Um outro estudo com animais concluiu que camundongos alimentados com ração contendo tâmara tinham memória e capacidade de aprendizado significativamente melhores, assim como menos comportamentos relacionados à ansiedade, em comparação àqueles que não consumiam.

Os benefícios da tâmara para o cérebro têm sido associados aos antioxidantes presentes na fruta, conhecidos por reduzir a inflamação.

No entanto, são necessários estudos em humanos para confirmar os benefícios da tâmara para a saúde do cérebro.

Tâmara na gravidez

A tâmara tem potencial para promover e facilitar o parto natural tardio. Comer tâmara nas últimas semanas de gestação pode promover a dilatação cervical. Além disso, ela tem minerais essenciais para reduzir o tempo de trabalho de parto induzido, de acordo com estudo.

Em um outro estudo, 69 mulheres que consumiram seis unidades de tâmara por dia durante quatro semanas antes da data ideal do parto tiveram 20% mais chances de entrar em trabalho de parto naturalmente e estavam em trabalho de parto por significativamente menos tempo do que aquelas gestantes que não as consumiam.

Outro estudo realizado com 154 mulheres gestantes concluiu que aquelas que comeram tâmaras eram muito menos propensas a terem o parto induzido em comparação àquelas que não comeram.

Um quarto estudo encontrou resultados semelhantes em 91 mulheres grávidas que consumiram de 70 a 76 gramas de tâmara diariamente a partir da 37ª semana de gestação. Elas ficaram quatro horas a menos em trabalho de parto em comparação àquelas que não comeram tâmara.

Adoçante natural

A tâmara é uma fonte de frutose, um tipo natural de açúcar.

Por essa razão, a tâmara é muito doce e têm um sabor sutil semelhante ao de caramelo. Elas são ótimas substitutas para o açúcar branco em receitas, devido aos nutrientes, fibras e antioxidantes que fornecem.



Fonte: MSN

 
Leia também

10/07/2024 - Crossfit para iniciantes: melhores exercícios e como fazer
O crossfit é um treino que tem como objetivo...

10/07/2024 - 5 benefícios para a saúde após um café da manhã rico em proteínas
Seja para construir músculos, combater...

05/07/2024 - Médica ensina a diferenciar a gripe do resfriado
Tanto a gripe quanto o resfriado são...

 
 
Documento sem título
 
 
Razão Social: MEPOV FARMACEUTICA LTDA
Nome Fantasia: KHEMEIA
CNPJ: 02.166.240/0001-96
Autorização de Funcionamento (AFE) nº 0.06998.8
Autorização Especial (AE) nº 1.34606.0
 

Matriz: Rua Alcântara Machado, nº 28 - Centro - Francisco Morato / SP
Atendimento: (11) 4488-2068 | WhatsApp: (11) 99771-8613
Farmacêutico Responsável: Dr Wilson Marques Martins - CRF: 81485

Filial: Ruas dos Cravos, 10/20 - Belem Capela - Francisco Morato / SP
Atendimento: (11) 4608-0555 | WhatsApp: (11) 97571-6451
Farmacêutico Responsável: Dra Jorge Luis de Brito Filho - CRF: 36456

Funcionamento: Seg à Sex: das 08h30 às 18h | Sáb: das 08h30 às 12h30

 
Copyright © 2011 - Todos os direitos reservados
Produzido por
FrameSet