Documento sem título
 
       
 
 
(11) 4488-2068
(11) 99771-8613
 
 
Home
Khemeia
Qualidade
Destaques
Drogaria
Área Médica
Serviços
Orçamento Online
Contato
 
     
 
Qualidade de Vida
         
 
Notícia - 06/03/2024 - Conheça 8 benefícios da cúrcuma e saiba como incluí-la na dieta 06/03/2024 - Conheça 8 benefícios da cúrcuma e saiba como incluí-la na dieta

Você conhece todos os benefícios da cúrcuma? Também conhecida como açafrão-da-terra, essa especiaria é muito utilizada na culinária como tempero. Porém, as propriedades dela vão muito além do paladar!

Para se ter uma ideia, essa planta originária da Índia é usada há mais de seis mil anos pela medicina Ayurveda, que consiste no bem-estar físico, mental e espiritual. Com o consumo no Ocidente, muitos estudos vêm tentando explorar mais os benefícios dessa especiaria para a saúde.

Ficou curiosa? Então, confira as vantagens de inserir a cúrcuma na alimentação! Preparamos o conteúdo a seguir para compreender melhor os benefícios dessa planta para o organismo no geral e para sua pele. Confira!

1. Ação antioxidante

Um dos principais benefícios da cúrcuma no organismo é o efeito antioxidante. A curcumina, pigmento amarelo-ouro tão característico do açafrão-da-terra, possui um importante papel na neutralização dos radicais livres. Então, o que isso significa?

Já falamos sobre os radicais livres e a ação deles no organismo: tratam-se de moléculas que, quando estão em excesso no corpo, podem atacar células saudáveis, iniciando um processo de oxidação.

“O estresse oxidativo é causado quando há um desequilíbrio na quantidade de radicais livres e antioxidantes no organismo”, explica a nutricionista Laís Coelho (CRN 41763). “Os efeitos causados são os mais variados, desde o envelhecimento precoce até problemas como hipertensão”, completa.

2. Melhora da digestão

A melhora da digestão está entre os benefícios da cúrcuma, porque a especiaria possui efeito protetor no estômago. Um estudo publicado no jornal Planta Médica mostrou que a curcumina protege o revestimento do estômago contra lesões, inclusive quando consumida em jejum.

3. Ação anti-inflamatória

A cúrcuma também possui propriedade anti-inflamatória. Isso acontece porque a curcumina é capaz de inibir a liberação de proteínas que atuam em processos inflamatórios, como as citocinas.

Além disso, o açafrão-da-terra ajuda a reduzir a dor causada por doenças nas articulações, como a osteoartrite (artrose). Então, a especiaria se torna uma boa alternativa para aliviar incômodos causados por inflamações (mas lembre-se sempre de consultar um médico antes de iniciar qualquer tratamento, ok?).

4. Ajuda na perda de peso

A planta também ajuda na perda de peso, sabia? Como ajuda a eliminar toxinas no corpo, a curcumina reduz a produção de moléculas que colaboram com o aumento do tecido gorduroso.

Além disso, o açafrão é um ingrediente com poder termogênico. Ou seja, ele acelera o metabolismo do organismo, promovendo o gasto de mais energia (calorias).

5. Auxílio no combate a diabetes

Os benefícios da cúrcuma também estão ligados ao combate a diabetes. Um estudo demonstrou que a curcumina melhora a produção de insulina e o descarte de glicose, equilibrando o nível de açúcar no sangue.

6. Combate a resfriados e gripes

O açafrão-da-terra também possui propriedades que estimulam o sistema imunológico, atuando no combate de resfriados e gripes. O motivo disso é que a curcumina possui atividade antiviral.

Inclusive, muitas pessoas utilizam a cúrcuma como um dos ingredientes de shots matinais para a imunidade. Ao lado de frutas ricas em vitamina C, como a laranja e o limão, ela é um poderoso aliado do organismo na resposta imune.

7. Efeito neuroprotetor

A curcumina tem um papel importante como neuroprotetor, protegendo os neurônios de danos ao sistema nervoso, como doenças neurodegenerativas e derrames. Estudos mostraram que a curcumina reduz o estresse oxidativo dos neurônios após isquemia cerebral (derrame).

Além disso, a substância presente na cúrcuma equilibra os níveis de dopamina (neurotransmissor responsável pelo prazer e disposição) e serotonina (conhecido como hormônio da felicidade) no cérebro.

8. Proteção contra inflamações na pele

Afinal, quais são os benefícios da cúrcuma para a pele? Como falamos anteriormente, essa especiaria é um interessante anti-inflamatório para o nosso organismo. Além de atuar contra doenças nas articulações, ela é fundamental para proteger a cútis.

Um dos primeiros motivos disso é justamente o poder antioxidante. O excesso de radicais livres em nosso organismo, junto à queda da produção de colágeno, pode causar o envelhecimento precoce da nossa pele, com o aumento de rugas e linhas de expressão.

Para somar, a cúrcuma também atua como neutralizante dos efeitos dos raios ultravioletas (UV), diminuindo o risco de desenvolvimento de câncer de pele. Porém, nada de deixar de usar o protetor solar, ok?



Fonte: Belíssima

 
Leia também

25/04/2024 - 7 problemas de saúde que podem dificultar perder peso
Você pratica atividade física regularmente...

25/04/2024 - Tapioca: 6 motivos para incluir na sua alimentação
Prática, rápida, versátil e pouco calórica...

10/04/2024 - Alimentos para melhorar a performance no treino: conheça 13 deles!
Quem tem o hábito de treinar sabe...

 
 
Documento sem título
 
 
Razão Social: MEPOV FARMACEUTICA LTDA
Nome Fantasia: KHEMEIA
CNPJ: 02.166.240/0001-96
Autorização de Funcionamento (AFE) nº 0.06998.8
Autorização Especial (AE) nº 1.34606.0
 

Matriz: Rua Alcântara Machado, nº 28 - Centro - Francisco Morato / SP
Atendimento: (11) 4488-2068 | WhatsApp: (11) 99771-8613
Farmacêutico Responsável: Dr Wilson Marques Martins - CRF: 81485

Filial: Ruas dos Cravos, 10/20 - Belem Capela - Francisco Morato / SP
Atendimento: (11) 4608-0555 | WhatsApp: (11) 97571-6451
Farmacêutico Responsável: Dra Jorge Luis de Brito Filho - CRF: 36456

Funcionamento: Seg à Sex: das 08h30 às 18h | Sáb: das 08h30 às 12h30

 
Copyright © 2011 - Todos os direitos reservados
Produzido por
FrameSet