Documento sem título
 
       
 
 
(11) 4488-2068
(11) 99771-8613
 
 
Home
Khemeia
Qualidade
Destaques
Drogaria
Área Médica
Serviços
Orçamento Online
Contato
 
     
 
Qualidade de Vida
         
 
Notícia - 20/02/2024 - Atividade física na 3ª idade dá autonomia para idosos 20/02/2024 - Atividade física na 3ª idade dá autonomia para idosos

A melhor qualidade de vida na terceira idade é um tema que vem sendo bastante abordado no Brasil, uma vez que o país está em processo de envelhecimento populacional.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileira de Geografia e Estatística), em 2023, 15,2% da população brasileira é composta por pessoas com mais de 60 anos. Isso representa mais de 25 milhões de idosos, muitos deles adoecidos física, social ou psicologicamente.

Segundo as informações do instituto, uma das principais causas desse quadro é a sarcopenia, a perda de massa muscular que ocorre naturalmente com o envelhecimento – e é aqui que entra a importância da prática de atividade física na terceira idade.

“A sarcopenia pode levar a uma série de problemas de saúde, como fragilidade, quedas, doenças crônicas e até morte. Por isso, a atividade física é essencial para os idosos”, aponta Marco Michelucci, médico do esporte e membro do Departamento Científico de Cuidados Paliativos da SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas).

Como explica o médico, a perda da massa muscular decorrente do envelhecimento faz com que o idoso acabe, muitas vezes, se tornando dependente.

“Essa simples consideração seria suficiente para que fossem adotados hábitos diários de treinamento físico, preferencialmente resistidos, independentemente do histórico esportivo do indivíduo ou da idade de início do programa, pois qualquer idade é a certa para se iniciar a prática de exercícios físicos e obter seus benefícios”, ele afirma.

Benefícios da atividade física para idosos

Os benefícios da atividade física na terceira idade são muitos e não se restringem apenas às questões físicas, mas também às sociais e psicológicas. A seguir, Michelucci lista os principais:

- Prevenção da sarcopenia;

- Melhoria da força e resistência muscular;

- Aumento da mobilidade e da flexibilidade;

- Melhora do equilíbrio e da coordenação motora;

- Redução do risco de quedas;

- Melhora da capacidade cardiorrespiratória;

- Controle da pressão arterial, do colesterol e do açúcar no sangue;

- Redução do risco de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, doenças cardíacas e câncer;

- Melhora da saúde mental;

- Redução do estresse, da ansiedade e da depressão;

- Melhora do sono;

- Promoção da autonomia e da independência.

“Os benefícios são proporcionais ao tempo de prática, frequência e até intensidade. É importante lembrar que também temos muitos benefícios sociais ao colocarmos os idosos em atividades dinâmicas e em grupos fora do seu ambiente domiciliar, visto que eles tendem ao isolamento e à reclusão social, com agravamento de quadros depressivos e solidão”, comenta.

Ele destaca, no entanto, que o maior benefício da atividade física é o metabólico. “O aumento de massa muscular otimiza funções neuroendócrinas e metabólicas, colaborando como adjuvante do controle pressórico, lipidêmio e glicêmicos.”

Como praticar atividade física na terceira idade

O profissional ressalta que, antes de iniciar qualquer atividade física, é importante consultar um médico para avaliar a saúde geral do idoso.

“De forma geral, recomenda-se que os idosos pratiquem pelo menos 150 minutos de atividade física moderada ou 75 minutos de atividade física intensa por semana”, aponta.

Segundo ele, as atividades físicas recomendadas para a terceira idade incluem caminhada, corrida, natação, ciclismo, dança, musculação e tai chi chuan.

“É importante que os idosos escolham atividades que sejam prazerosas e que se adaptem às suas condições físicas. A atividade física é um pilar fundamental para a saúde dos idosos e a prática regular de exercícios pode ajudar a prevenir a sarcopenia, melhorar a qualidade de vida e prolongar a expectativa de vida”, finaliza Michelucci.



Fonte: Boa Forma

 
Leia também

25/04/2024 - 7 problemas de saúde que podem dificultar perder peso
Você pratica atividade física regularmente...

25/04/2024 - Tapioca: 6 motivos para incluir na sua alimentação
Prática, rápida, versátil e pouco calórica...

10/04/2024 - Alimentos para melhorar a performance no treino: conheça 13 deles!
Quem tem o hábito de treinar sabe...

 
 
Documento sem título
 
 
Razão Social: MEPOV FARMACEUTICA LTDA
Nome Fantasia: KHEMEIA
CNPJ: 02.166.240/0001-96
Autorização de Funcionamento (AFE) nº 0.06998.8
Autorização Especial (AE) nº 1.34606.0
 

Matriz: Rua Alcântara Machado, nº 28 - Centro - Francisco Morato / SP
Atendimento: (11) 4488-2068 | WhatsApp: (11) 99771-8613
Farmacêutico Responsável: Dr Wilson Marques Martins - CRF: 81485

Filial: Ruas dos Cravos, 10/20 - Belem Capela - Francisco Morato / SP
Atendimento: (11) 4608-0555 | WhatsApp: (11) 97571-6451
Farmacêutico Responsável: Dra Jorge Luis de Brito Filho - CRF: 36456

Funcionamento: Seg à Sex: das 08h30 às 18h | Sáb: das 08h30 às 12h30

 
Copyright © 2011 - Todos os direitos reservados
Produzido por
FrameSet