Documento sem título
 
       
 
 
(11) 4488-2068
(11) 99771-8613
 
 
Home
Khemeia
Qualidade
Destaques
Drogaria
Área Médica
Serviços
Orçamento Online
Contato
 
     
 
Qualidade de Vida
         
 
Notícia - 08/05/2020 - O confinamento e os pés: tudo que você precisa saber 08/05/2020 - O confinamento e os pés: tudo que você precisa saber

Atualmente, diversos países declararam medidas de quarentena devido à pandemia do coronavírus. Isso significa que devemos ficar em casa e sair apenas para o necessário, como fazer compras ou trabalhar, caso seja imprescindível. No entanto, o que o confinamento tem a ver com a saúde dos nossos pés?

Essa situação é muito delicada porque o nosso nível de atividade física foi bastante reduzido. Além disso, todos os hábitos da nossa rotina mudaram, como a forma como nos vestimos e a alimentação. Portanto, é normal que todo o nosso corpo sofra de uma maneira ou de outra, incluindo os pés.

Nossos pés estão acostumados a um tipo de calçado e a um mínimo de horas de atividade. Da mesma forma, eles permanecem vulneráveis ​​a qualquer ferida ou lesão, como a aparição de uma unha encravada. Neste artigo, explicaremos tudo que você deve saber sobre o confinamento e os pés.

Como o confinamento afeta os nossos pés?

O confinamento nos obriga a ficar em casa e a restringir todas as atividades externas. Isso deixa a nossa mobilidade muito reduzida. Embora seja verdade que você pode se exercitar em casa, algumas pessoas nem sequer têm espaço suficiente ou não se sentem motivadas para fazê-lo.

Além disso, durante a rotina normal, quase todas as pessoas andam um pouco, seja no local de trabalho, fazendo compras ou apenas fazendo uma caminhada. O fato de tudo isso ter sido restringido inevitavelmente leva a um estilo de vida mais sedentário ou a passar muito tempo deitado e sentado.

O confinamento também alterou nossos hábitos de vestimenta. Em casa, raramente usamos os sapatos que usaríamos em qualquer dia da nossa rotina comum. Embora pareça besteira, nossos pés podem se habituar a eles.

Os podólogos afirmam que nunca é apropriado abusar do mesmo sapato. O mesmo vale para andar descalço. Ficar sem sapatos é totalmente natural, mas faz com que seja mais fácil lesionar os dedos ou sentir frio.

Quais lesões podem aparecer?

Embora seja verdade que a maioria dos ferimentos nos pés que podem ocorrer durante o confinamento não seja grave, há algumas situações que exigem uma atenção especial. No caso dos idosos ou diabéticos, é necessário ser mais cauteloso.

O pé diabético é uma patologia que geralmente aparece naqueles com diabetes de longa evolução ou com baixo controle da glicose. A sensibilidade é perdida nesta parte do corpo, então, qualquer ferida pode se complicar.

Por outro lado, existem outras lesões que precisam ser consideradas. Qualquer golpe nos pés durante o confinamento pode levar a uma fratura ou problema muscular. Também devemos destacar as unhas encravadas, que podem causar muita dor e até mesmo uma infecção no pé.

Quais cuidados devemos tomar?

Para evitar complicações nos nossos pés durante o confinamento, existem algumas medidas muito simples que podemos colocar em prática. Antes de mais nada, o ideal é manter uma rotina diária de exercícios.

Existem muitas maneiras fáceis e divertidas de se exercitar em casa. Há vários vídeos de aulas criadas por professores ou aplicativos de exercícios. Você mesmo pode criar o treino que melhor se adapte à sua condição física.

Além disso, é recomendável trocar de sapatos pelo menos duas vezes por dia. Escolha sapatos confortáveis, como tênis ou o que você costuma usar no seu dia a dia. Isso impedirá que seus pés fiquem desacostumados.

Por fim, é muito importante manter a higiene adequada e tentar usar meias e sapatos que permitam uma boa transpiração. Nossos pés são uma parte muito importante do nosso corpo e não devemos esquecê-los durante o confinamento.



Fonte: Melhor com Saúde

 
Leia também

10/04/2024 - Alimentos para melhorar a performance no treino: conheça 13 deles!
Quem tem o hábito de treinar sabe...

10/04/2024 - Combate ao sedentarismo: como começar a se exercitar?
O sedentarismo é um hábito prejudicial...

26/03/2024 - Pasta de amendoim é saudável? Como utilizá-la no dia a dia?
Este é um dos ingredientes mais polêmicos...

 
 
Documento sem título
 
 
Razão Social: MEPOV FARMACEUTICA LTDA
Nome Fantasia: KHEMEIA
CNPJ: 02.166.240/0001-96
Autorização de Funcionamento (AFE) nº 0.06998.8
Autorização Especial (AE) nº 1.34606.0
 

Matriz: Rua Alcântara Machado, nº 28 - Centro - Francisco Morato / SP
Atendimento: (11) 4488-2068 | WhatsApp: (11) 99771-8613
Farmacêutico Responsável: Dr Wilson Marques Martins - CRF: 81485

Filial: Ruas dos Cravos, 10/20 - Belem Capela - Francisco Morato / SP
Atendimento: (11) 4608-0555 | WhatsApp: (11) 97571-6451
Farmacêutico Responsável: Dra Jorge Luis de Brito Filho - CRF: 36456

Funcionamento: Seg à Sex: das 08h30 às 18h | Sáb: das 08h30 às 12h30

 
Copyright © 2011 - Todos os direitos reservados
Produzido por
FrameSet