Documento sem título
 
       
 
 
(11) 4488-2068
(11) 99771-8613
 
 
Home
Khemeia
Qualidade
Destaques
Drogaria
Área Médica
Serviços
Orçamento Online
Contato
 
     
 
Qualidade de Vida
         
 
Notícia - 19/07/2019 - Vinho: Conheça os benefícios e riscos da bebida 19/07/2019 - Vinho: Conheça os benefícios e riscos da bebida

Muito consumido no inverno, o vinho pode trazer benefícios para uma vida saudável. Por outro lado, há quem diga que a bebida, como qualquer outra com teor alcoólico, oferece riscos. Mas como saber se o vinho faz bem à saúde?

Para isso, é preciso analisar as recentes pesquisas sobre benefícios e riscos deste consumo. Desta forma, é possível observar os prós e contras desta bebida, que costuma ser facilmente harmonizada com a comida.

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o consumo da uva, seja como fruta, suco ou vinho, é benéfico na prevenção, proteção e combate de doenças, principalmente cardiovasculares e renais.

Por outro lado, há pesquisas que apontam que, ao beber um copo por dia, durante um ano, se eleva em 0,5% o risco de doenças relacionadas ao álcool, como câncer, problemas cardiovasculares e cirrose.

Para saber se o vinho é bom ou não à saúde, separamos abaixo os benefícios e os riscos desta bebida. Confira!

Os benefícios do vinho

1. Retarda o envelhecimento

Como o vinho contém antioxidantes, o consumo dele pode diminuir o risco do envelhecimento precoce. Isso porque estas substâncias atacam os radicais livres que causam diversos problemas de saúde.

2. Evita doenças nos ossos

Alguns estudos apontam que o consumo de pequenas quantidades de vinho pode melhorar a densidade óssea, reduzindo as chances de osteoporose e outras doenças nos ossos.

3. Favorece a gravidez

Segundo dados do Centro de Ciência Epidemiológica Dinamarquês, beber vinho regularmente pode diminuir em quase um terço o tempo de espera das mulheres que desejam engravidar.

4. Ajuda o sistema imunológico

Segundo pesquisas, o vinho pode fortalecer o sistema imunológico, já que possui ativos com poder anti-inflamatório e antimicrobiano.

5. Ajuda na flora intestinal

Por ter grande quantidade de polifenóis, o vinho também auxilia no funcionamento da flora intestinal.

6. Melhora a memória

O consumo da bebida, moderadamente, pode ajudar a manter a memória. Segundo pesquisas, o vinho previne o sangue de coagular e reduz a inflamação dos vasos, ambos relacionados à diminuição da memória.

7. Melhora o colesterol

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, beber vinho diminui os índices do mau colesterol (LDL) e aumento o bom colesterol (HDL) no sangue.

8. Aumenta o desempenho físico

O resveratrol, substância saudável dos vinhos, ajuda a prevenir os efeitos do sedentarismo. Como o composto evita o envelhecimento dos músculos e aumenta a densidade dos ossos, o desempenho físico melhora.

9. Evita problemas de visão

O consumo moderado de vinho tinto pode diminuir os riscos de desenvolver uma degeneração macular, causa comum de cegueira em idosos.

10. Vinho acalma

Segundo estudos da Universidade de Milão, tomar uma taça de vinho antes de dormir pode ajudar a relaxar.

Isso porque o vinho contém melatonina – um dos hormônios do sono.

11. Previne tromboses

Por ter ação anticoagulante, pesquisas apontam que o vinho pode prevenir tromboses, derrames e acidentes vasculares cerebrais.

Riscos do vinho

1. Álcool faz mal

Há também pesquisas que apontam os riscos do consumo de vinho. Pesquisadores revelam que, por ter álcool, o vinho naturalmente não possui benefícios consideráveis para a saúde, ainda mais quando consumido ao longo da vida.

Segundo a Organização Mundial e Saúde (OMS), não há limites seguros específicos para o consumo de álcool. Por isso, para especialistas, quanto mais bebida alcoólica é consumida, maior é o risco de desenvolver doenças.

2. Morte precoce

Segundo pesquisas, beber um copo por dia durante um ano aumenta em 0,5% o risco de sofrer câncer, doenças cardiovasculares, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e cirrose. Além disso, o risco de acidentes e de violência aumentam com o consumo do álcool.

3. Benefícios não superam riscos, alertam especialistas

Segundo especialistas, uma pessoa que não consome bebidas alcoólicas não deve tomar vinho buscando seus benefícios. Para estes pesquisadores, os possíveis pontos positivos não superam os riscos associados à bebida.

4. Vinho pode engordar

Pesquisas apontam que o vinho contém mais calorias que a cerveja, por exemplo. E, como toda bebida alcoólica, as calorias neste caso são vazias, ou seja, não oferecem nutrientes ao organismo.

Por sua vez, o consumo de vinho tende a ser menor que o da cerveja, levando a uma menor ingestão de calorias.

Por outro lado, por ter propriedades antioxidantes, é possível ter um consumo moderado e fazer algumas substituições para incluir o vinho na dieta.

5. Todo excesso faz mal

Mesmo que tenha grandes benefícios, o excesso de vinho pode fazer mal. Por isso, o ideal é que, ao optar pelo consumo da bebida, uma dieta saudável e exercícios físicos sejam mantidos!



Fonte: Seleções

 
Leia também

10/04/2024 - Alimentos para melhorar a performance no treino: conheça 13 deles!
Quem tem o hábito de treinar sabe...

10/04/2024 - Combate ao sedentarismo: como começar a se exercitar?
O sedentarismo é um hábito prejudicial...

26/03/2024 - Pasta de amendoim é saudável? Como utilizá-la no dia a dia?
Este é um dos ingredientes mais polêmicos...

 
 
Documento sem título
 
 
Razão Social: MEPOV FARMACEUTICA LTDA
Nome Fantasia: KHEMEIA
CNPJ: 02.166.240/0001-96
Autorização de Funcionamento (AFE) nº 0.06998.8
Autorização Especial (AE) nº 1.34606.0
 

Matriz: Rua Alcântara Machado, nº 28 - Centro - Francisco Morato / SP
Atendimento: (11) 4488-2068 | WhatsApp: (11) 99771-8613
Farmacêutico Responsável: Dr Wilson Marques Martins - CRF: 81485

Filial: Ruas dos Cravos, 10/20 - Belem Capela - Francisco Morato / SP
Atendimento: (11) 4608-0555 | WhatsApp: (11) 97571-6451
Farmacêutico Responsável: Dra Jorge Luis de Brito Filho - CRF: 36456

Funcionamento: Seg à Sex: das 08h30 às 18h | Sáb: das 08h30 às 12h30

 
Copyright © 2011 - Todos os direitos reservados
Produzido por
FrameSet